+MAIS

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Morrer em Praga

Capa do LivroJoão Baptista Gelpi

Personagens:

- João Baptista Gelpi.
Brasileiro, morando na Europa, aventureiro, rico, 50 anos.

- Lenka Vrsková.
Tcheca, morando em Praga, frágil emocionalmente, 17 anos.

Sinopse:

Um anuncio nada convencional publicado em um jornal por Gelpi “Venha unir-se ao caos da minha vida louca”, trouxe como resposta 140 cartas e a tona uma amor compulsivo, doentio e com graves consequências.
Um namoro de 2 anos e 2 meses e um fim nada feliz.
Um amor conturbado, regado a loucuras, sexo, drogas, lágrimas, ciúmes e sangue.

1994.

O que parecia uma união de “ocos existenciais” teve um final nada convencional: Um pacto de amor e morte sugerido por Lenka e acatado por Gelpi.
O que parece ser, a primeira vista um romance a la Romeu e Julieta, se torna um pesadelo para Gelpi.
Cartas para familiares, amigos e advogados, preparação física e mental.
Estava tudo pronto.
Prontos?Ele faz um enorme corte abaixo do umbigo com uma espada oriental
Primeiro as damas:
Ela cravara um punhal em sua própria garganta.

Ainda não morri... Ajude-me - repetia Lenka.

Gelpi ajudou a namorada e como dizia a promessa, ele também teria que morrer.
Ele fez um corte abaixo do umbigo, que ia da extremidade esquerda a direita de sua barriga.

Lenka morrera. Gelpi... Não.

Condenado a 13 anos e trancafiado em uma prisão em Praga, é solto seis anos depois, por causa da saúde precária e do bom comportamento.
Suas más lembranças lhe renderam 2 livros: Pankrác EC II – Crônicas do Cárcere de Praga, e o mais recente, Morrer em Praga, escrito por Gelpi com ajuda da escritora Jeanette Rozsas.

Morrer em Praga

*Morrer em Praga é uma história de amor e pacto mortal, um suspense de tirar o fôlego, uma inquieta e desconcertante viagem à mente de um homem e sua dolorosa experiência. Tragédia e dor, sexo e delírio, sordidez e culpa. Tudo isso se mistura, enquanto o leitor vai virando as páginas, sem conseguir parar de ler. [...] Para purgar a dor, o autor-personagem teve a coragem de revisitar sua trágica história de amor. Ainda hoje, sonha com Lenka. Nas mãos de um bom diretor, Morrer em Praga dará um filme e tanto.


Minhas considerações finais.

Em um domingo chato e irritante, ligo a TV e me deparo com essa história.
Chamou-me atenção. Tudo nela me chamou atenção. O anuncio no jornal, o amor inconseqüente, o cenário da tragédia e o fim nada convencional do romance.
Gelpi, hoje, mora com amigos aqui no Brasil e faz acompanhamento psicológico e médico.
Ontem, me emocionei com as ultimas palavras de Gelpi na entrevista. Não decorei a risca, mas foi mais ou menos assim:
"Paguei o que devia a justiça dos homens. Sei que meu bom Deus já me perdoou. Eu sei que sou culpado. Sei que a culpa é minha, mas não gosto de falar... É muito intimo... A culpa é minha."
E assim se encerrou a entrevista.








*retirado do site:
http://www.geracaobooks.com.br/evento/texto.php?id=30

4 comentários:

  1. "Paguei o que devia a justiça dos homens. Sei que meu bom Deus já me perdoou. Eu sei que sou culpado. Sei que a culpa é minha, mas não gosto de falar... É muito intimo... A culpa é minha."

    muito emocionante!

    ResponderExcluir
  2. Ahh! Noussa! Deve ser ótimo esse livro! Coitado do homem...Mas a vida é assim!

    A aí? Como estão as férias?

    Bju, colhega!

    ;*

    ResponderExcluir
  3. Caraca doido...
    Me emocionei só de ler...
    Coitado dele néh... deve ter pesadelos até hoje...

    Saudade de tuuuu!

    ResponderExcluir
  4. Laraaa!

    Vamos todos ver Crepúsculo!
    \o/

    "Só porque é bestseller deve ser bom" foi ótimo!
    Tu é muito legal Lara! XD

    Ei me conta a história desse livro, é pq eu tô com preguiça de ler teu post agora e eu vou me esquecer de ler depois! XD

    Te adoro!

    ResponderExcluir

Seja.